SMTT inicia reordenamento de trânsito no Clima Bom neste sábado (30)

Intervenção foi discutida com moradores, lideranças comunitárias e empresários da região

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que, a partir deste sábado (30), duas vias do Clima Bom, na parte alta da capital, terão os sentidos alterados e passarão a funcionar em mão única. A modificação tem o objetivo de organizar o fluxo de veículos na região.

Com a mudança, a Avenida Poeta Luís Gonzaga Barroso funcionará no sentido Centro – Clima Bom, e a Rua Luiz Clemente Vasconcelos, por sua vez, terá seu fluxo no sentido Clima Bom – Centro.

Devido aos ajustes, as linhas de ônibus também vão mudar o itinerário. Na ida (Clima Bom – Parte baixa), os coletivos vão transitar pela Rua Luiz Clemente Vasconcelos, como já fazem habitualmente. Já no percurso de volta (Parte baixa – Clima Bom), as linhas passarão a acessar a Avenida Poeta Luís Gonzaga Barroso para seguir com seu trajeto normal.

Confira as linhas que vão mudar o itinerário

051 – Santos Dumont/Centro

069 – Clima Bom/Centro

108 – Clima Bom/Trapiche

711 – Ufal/Ponta Verde

716 – Clima Bom/Ponta Verde

798 - Corujão – Bebedouro

802 - Colina/Benedito Bentes

As paradas de ônibus localizadas do lado esquerdo da Rua Luiz clemente Vasconcelos estão sendo removidas e realocadas na Avenida Poeta Luís Gonzaga Barroso.

Com a realocação, os pontos do lado direito da Rua Luiz Clemente Vasconcelos (Clima Bom – Centro) e da Avenida Poeta Luís Gonzaga Barroso (Centro – Clima Bom), estarão disponíveis para os usuários do transporte público.

“Para essa modificação, discutimos e apresentamos todo o projeto para os moradores da região. Além disso, a equipe Educação esteve na comunidade distribuindo panfletos informativos sobre o funcionamento. A ideia é justamente estar perto da população, já que é uma mudança que foi pensada para melhorar o dia a dia dos maceioenses”, explicou titular da SMTT, André Costa.

Nos primeiros dias de funcionamento, fase de adaptação dos condutores, equipes técnicas de Obras Viárias e agentes seguirão monitorando o fluxo das vias. Ações educativas também terão continuidade na região, para sanar dúvidas sobre o projeto implantado, para que ajustes necessários possam ser realizados.

Sobre o projeto

Para orientar os condutores, 137 placas de sinalização vertical estão sendo implantadas para a regulamentação de áreas de estacionamentos, paradas de ônibus e os limites de velocidades da via. Também estão sendo executados 1.693 metros de pintura asfáltica, as intervenções contam com investimentos de 51.266,66.

Diálogo com a população

No dia 4 de abril, representantes da associação dos moradores das localidades Clima Bom I e II, para conversar sobre o projeto de reordenamento do trânsito na sede da SMTT. Já no dia 7 de abril, uma comitiva da SMTT foi até a Associação Comunitária da Boa Vontade, para apresentar as alterações nas vias a comerciantes e moradores da região.

Equipes de educação para a mobilidade da SMTT estiveram no bairro, para que os moradores e condutores que transitam pela região estejam devidamente informados sobre as mudanças.

Um letreiro fica em pontos estratégicos com informações sobre a medida. O cronograma de entrega da intervenção foi alterado devido às chuvas.

Secom Maceió